5 Dicas para Reter Alunos nas Instituições de Ensino Superior

Diante das amplas ofertas no mercado e disputa de preço entre as IES, reter alunos tornou-se um grande desafio. Com o aumento da evasão escolar, as instituições se vêm preocupadas em prestar novos serviços e mostrar seus diferenciais aos alunos. Compreendendo estas dificuldades, criamos este conteúdo com 5 dicas para reter alunos nas instituições de ensino superior.

  • Conheça seus alunos e suas necessidades
  • Analise os pedidos de transferência
  • Unifique os canais de comunicação e atendimento
  • Desenvolva a empregabilidade dos estudantes
  • Disponibilize consultoria de carreira

5 dicas para reter alunos na sua instituição de ensino superior

1 – Conheça seus alunos e identifique as suas necessidades

Para reter os alunos na sua instituição de ensino, é necessário, conhecer o perfil dos estudantes e identificar a suas reais necessidades. Realizar pesquisas para entender e atender as expectativas dos estudantes. Traçar pontos em comum, como histórico escolar, dados demográficos, histórico financeiro e criar ações para tratar as principais necessidades.

2 – Analise os pedidos de transferências, cancelamentos ou bloqueio de matrículas

Avalie a fundo os pedidos de transferências, cancelamentos ou bloqueios de matrícula. Existem inúmeros motivos pelos quais os estudantes deixam o ensino superior, mas cabe a administração analisar os dados e entregar as devidas contrapartidas. Veja a seguir alguns dos motivos que levam os alunos deixarem as instituições de ensino:

  • Perda de confiança no corpo docente ou metodologia de ensino
  • Problemas financeiros
  • Estrutura física inadequada
  • Preços competitivos
  • Falta de atendimento

3 – Unifique os canais de atendimento do alunos

Centralize os canais de comunicação através de portais para alunos e professores, em website da própria instituição, mantenha engajamento e eduque os estudantes a realizarem suas solicitações por um canal unificado e integrado com a secretaria. Este formato mantém registro das demandas e evita desencontros de informações, garantido um bom atendimento ao aluno.

4 – Desenvolva a empregabilidade dos estudantes

Lembre-se que um dos principais objetivos do estudante é estar empregado e, por que não proporcionar isso a ele? Existem diferentes formas para a instituição desenvolver a empregabilidade do aluno, uma delas é realizar parcerias com agentes integradores de estágio ou até mesmo ofertar vagas de emprego diretamente no portal do aluno.

Veja a importância da empregabilidade para a instituição de ensino

5 – Disponibilize consultoria em carreiras

Ainda pensando em diferenciais, as IES ainda podem oferecer plano de consultoria de carreiras, aconselhando e incentivando a capacidade dos alunos e ainda promovendo o autoconhecimento.

Sejam quais forem os motivos que contribuem com a evasão escolar, é indispensável que a faculdade de mostre preocupada e caminhe ao lado do estudante durante toda a sua jornada na instituição. Tenha em mente que é necessário entender as suas necessidades, realizar um atendimento de qualidade, desenvolver a empregabilidade e proporcionar experiências que levem a sua instituição a uma posição de destaque no mercado.

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Leia também sobre o sistema que contribui para a redução da evasão escolar na sua instituição de ensino.

https://youtu.be/moOW8H3jtc 

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